STCP testa autocarros sem motorista no Porto já este outono

Autocarros sem motorista e capazes de ultrapassar obstáculos. Estes novos meios de transporte coletivo começam a ser testados no outono no Porto.

Será na zona da Asprela, no Porto, no âmbito de um projeto internacional em que a STCP participa, que serão testados shuttles sem motorista e capazes de ultrapassar obstáculos como veículos estacionados. O FABULOS, projeto europeu de origem finlandesa, tem como objetivo desenvolver “melhorias ao nível do serviço” e permitir “uma economia substancial de custos numa das principais zonas de oferta de transportes públicos”.

Segundo a Agência Nacional de Inovação, estes testes serão realizados em outubro da Asprela, junto ao Centro Hospitalar de São João e Pólo Universitário.

A STCP integra o consórcio do Forum Virium Helsinki (Finlândia) e dos municípios de Helmond (Holanda), Gjesdal (Noruega) e Lamia (Grécia), sendo que, além da equipa da operadora portuguesa, integram este projeto mais quatro consórcios (Sensible 4 – Shotl, Mobile Civitatem, AuVeTech e Fleet Complete e o Saga).

Recorrendo às Compras Públicas de Inovação, a iniciativa, que recebeu cerca de sete milhões de euros do Horizonte2020 e se encontra na última etapa de implementação, pretende “possibilitar o desenvolvimento sustentável do transporte público” e, sobretudo, “tornar cada vez mais possível uma realidade futura com menos carros”.

“Espera-se que os ‘shuttles’ não tenham motorista e só será permitida uma pessoa da segurança a bordo se os regulamentos locais o exigirem”, salienta a agência, que refere que quando os pilotos estiverem finalizados as cidades iniciarão um “contrato público de inovação”.

Partilhe
error20

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *