Peregrinação de maio limitada a 7500 fiéis em Fátima

Acesso ao recinto de oração feito a partir de oito entradas. Peregrinos assistem às celebrações no interior de círculos.

Apenas 7500 peregrinos poderão estar ao mesmo tempo no recinto de oração do Santuário de Fátima nos próximos dias 12 e 13, a acompanhar as celebrações da primeira peregrinação internacional aniversária do ano, que será presidida pelo cardeal D. José Tolentino Mendonça.

A peregrinação vai decorrer em moldes semelhantes à de outubro do ano passado, com os peregrinos a ocuparem os círculos desenhados no recinto.

Haverá oito entradas, nos lados norte e sul, onde estarão acolhedores com dispensadores de álcool gel a encaminhar os peregrinos para o seu círculo. No interior do recinto haverá outros acolhedores, num total de 80 pessoas entre funcionários do Santuário e voluntários, incluindo, desta vez, alunos do Colégio de São Miguel.

As regras foram definidas “em articulação com as autoridades de saúde”, revelou esta quarta-feira o Santuário de Fátima, garantindo que o “acolhimento dos peregrinos” será feito “em total segurança, prosseguindo a aplicação das regras em vigor neste contexto de pandemia em todas as celebrações, como o uso obrigatório de máscara, o distanciamento físico e a higienização das mãos”.

Durante as celebrações, e para evitar movimentações no recinto que comprometam a manutenção do distanciamento físico, as zonas da Capelinha das Aparições e do queimador das velas estarão vedadas, tal como aconteceu em outubro do ano passado.

Na Capelinha apenas poderão estar os intervenientes em cada uma das celebrações. A comunhão será distribuída no círculo onde se encontra cada peregrino, com o sacerdote a deslocar-se ao local.

O santuário apelou esta quarta-feira aos peregrinos para “seguirem as orientações” e “corresponderem às exigências do atual momento, que ainda não oferece garantias para Fátima acolher sem reservas e precauções” todos os visitantes.

Partilhe
error20

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *