Carlos Palheira, vereador com o pelouro do Desporto da Câmara Municipal, sublinhou, contudo, que “a questão não tem tanto a ver com o número” de eventos, mas “com a qualidade dos mesmos”.
Leiria, que será Cidade Europeia do Desporto em 2022, pode vir a ter cerca de 700 eventos ao longo desse ano, estimou o vereador com o pelouro do Desporto da Câmara Municipal.
“Provavelmente, teremos uns 600, 700 eventos”, afirmou Lusa Carlos Palheira, ressalvando que já se realizam no concelho, “se calhar, uns 400 ou 500” eventos.
Em declarações à agência Lusa, a propósito daquele título, conhecido no sábado, o vereador frisou, contudo, que “a questão não tem tanto a ver com o número” de eventos, mas “com a qualidade dos mesmos”.
“Nunca foi nosso propósito a candidatura ser orientada para o grande evento. Não é. Podemos ter grandes eventos – e já temos vários grandes eventos agendados –, mas não é essa a lógica, essa é uma consequência. A lógica será o desporto para todos e a massificação do desporto na nossa comunidade”, salientou o autarca.
Ainda assim, exemplificou que Leiria vai ter “grandes eventos desportivos, como a Taça da Liga de Futebol, a Taça da Europa de Lançamentos e muitos outros” de diferentes modalidades, além de formativos na área do desporto.
Previstos estão, igualmente, um evento de abertura da Cidade Europeia do Desporto 2022 e uma festa final de encerramento.
Em 18 de fevereiro de 2020, Carlos Palheira anunciou que Leiria iria candidatar-se a Cidade Europeia do Desporto, porque “respira desporto”.
Na ocasião, o autarca considerou que o título ajudaria Leiria a aumentar a “notoriedade e visibilidade em termos nacionais e internacionais” e “projetará tudo o que de bom faz na área do desporto”.