Câmara da Marinha Grande intervém no esporão Norte da Praia da Vieira

Investimento de cerca de 30 mil euros

Tiveram início no dia 11 de agosto, as obras de reforço da basedo esporão norte da Praia da Vieira, freguesia de Vieira de Leiria, que estão a ser realizadas por iniciativa da Câmara Municipal da Marinha Grande, implicando um investimento de cerca de 30 mil euros.

A intervenção visa a recuperação dos danos ocorridos no esporão Norte da Praia da Vieira, na sequência dos fenómenos de tempestade e agitação marítima que se verificaram nos últimos meses. As marés vivas do primeiro trimestre de 2014, que assumiram particular relevância, devido ao temporal persistente e intenso a Norte da Praia da Vieira, destruíram parte de toda a zona dunar e romperam aquele esporão, tendo-se formado um rombo transversal ao seu desenvolvimento oceânico.

Este é o elemento principal de proteção costeira de toda a zona adjacente, tanto a Norte como a Sul. Com este reforço pretende-se não só colmatar o rombo do “esporão”, como também evitar a sua destruição total e a proteção da duna principal a Norte da praia.

Pretende-se com esta solução, assegurar o encaixe da obra de proteção costeira, de modo a certificar a estabilidade de toda a zona envolvente em termos de temporais intensos e marés vivas, a prevenção de riscos e minimização da erosão a longo prazo.

A tipologia de operação a implementar consiste na defesa ativa do litoral, reforço de zonas baixas ameaçadas pelo mar e em zonas de influência das marés.

30 metros de intervenção

Esta ação prolonga-se em cerca de 30 metros, desde o seu enraizamento até meio do seu sentido oceânico.
Os trabalhos envolvem a escavação de toda a zona de implantação do esporão / molhe até ao zero hidrográfico para implantação da obra; remoção de toda a pedra existente na base de talude do esporão / talude de proteção do parque, com a possível reutilização da mesma no seu reforço.

Visa-se ainda o reperfilamento da zona de implantação definida em planta prolongando-se até ao talude marginal existente na foz do rio Lis; e reforço de toda a zona e realinhamento do muro e obra de proteção costeira.

In www.tintafresca.net

Partilhe
error20

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *